Gestão do Conhecimento
Qualquer empresa para ter sucesso em mercados
competitivos depende do conhecimento de seus profissionais; ocorre,
que cada dia mais, profissionais deixam suas empresas em busca de
melhores oportunidades e, levam com eles, parte do patrimônio da
empresa que é justamente o conhecimento gerado através da experiência
adquirida no desenvolvimento de suas atividades e participação em
programas de treinamentos. A Gestão do Conhecimento tem
a finalidade de gerenciar e manter o conhecimento dentro das empresas.
As empresas líderes de mercado, estão percebendo que precisam reter
este importante patrimônio. Em função disto, a SGQ desenvolveu um
programa de Gestão de Conhecimento que visa:
a) Conhecer os conhecimentos necessários para que a
empresa seja líder no mercado em que atua;
b) Avaliar quais profissionais da empresa
necessitam destes conhecimentos para desenvolver suas atividades;
c) Criar programas que permitam que o conhecimento
seja difundido na organização;
d) Monitorar constantemente a necessidade de novos
conhecimentos e quais profissionais devem se apropriar dos mesmos.
A ISO 9001-2015 acertadamente, e em linha com esta necessidade,
estabelece que as empresas que desejam a certificação em conformidade
com a norma, precisam determinar o conhecimento necessário para a
operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos
e serviços, mantendo-o disponível na extensão necessária. A norma
ainda requer que, ao abordar necessidades e tendências de mudanças, as
empresas devem considerar o conhecimento existente no momento e
determinar, se necessário, como adquirir ou acessar conhecimento
adicional para que as mudanças pretendidas sejam bem-sucedidas.
Nosso programa de Gestão do Conhecimento pode ser implementado de
forma isolada ou em conjunto com outros projetos, como sistemas de
gestão certificáveis como as ISOs.